OOH - Out of Home

O que é e porque deves incluí-la na tua estratégia de comunicação

Pode dizer-se que as campanhas Out of Home são conjuntos de mensagens e ações publicitárias que alcançam o teu público fora de casa. Descobre mais sobre este tipo de campanhas e as possibilidades que a LCPAMedia te oferece nesta área, neste artigo.

Se tem a sensação de que a publicidade outdoor é coisa do passado e que a presença no digital é suficiente na divulgação da tua marca, está apenas parcialmente correto.

Os formatos outdoor tradicionais, conhecidos por todos nós como outdoors, mupis, maxi mupis, empenas, monopostes, entre outros, são realmente muito antigos e ajudam-nos a perceber o que é o Out of Home. Na verdade, estes ainda têm muito potencial e vão continuar a ser indispensáveis para o sucesso na divulgação das marcas.

Imagem – MUPI Digital no Terminal Urbano de Faro

O QUE É A PUBLICIDADE OUT OF HOME?

​Um dos principais objetivos deste tipo de publicidade é alcançar público durante os seus trajetos diários pelas cidades, espaços públicos, shoppings, etc. Podemos, assim, de uma forma resumida, dizer que a publicidade OOH é um conjunto de mensagens capazes de conquistar o consumidor fora da sua casa.

QUAIS AS VANTAGENS DO OOH?

Ao longo dos tempos, a publicidade outdoor tem vindo a aumentar a sua popularidade e os seus resultados, pois as pessoas têm vindo a passar cada vez mais tempo fora das suas casas. Assim, quais as grandes vantagens de utilizar meios OOH para a divulgação da tua marca?

1.º – Excelente custo-benefício
Apesar deste tipo de meio nem sempre apresentar um custo simpático, segundo os dados da revista Forbes, o retorno para cada euro investido em OOH ronda os 5,97€, em receita.

2.º – O poder do impacto
Atualmente, o Marketing de Conteúdo, por ser uma solução engenhosa de atrair os consumidores da atualidade, é uma das principais estratégias adotadas pelas empresas, pois o consumidor moderno gosta de desfrutar da liberdade de consumir os conteúdos quando bem lhe apetece e onde quiser. Porém, com todos os bloqueadores de anúncios que as ferramentas digitais oferecem, a publicidade externa é uma excelente alternativa para as marcas manterem a sua presença no dia a dia das pessoas.

3.º – Alcance
Com a crescente afluência de pessoas aos grandes centros urbanos, e o próprio aumento das populações, as ruas têm cada vez mais presença humana. Assim, as campanhas OOH continuam a ter um excelente alcance e a atingir um número elevado de pessoas.

4.º – Alcance
Na nossa opinião, a publicidade OOH continua a ser uma estratégia eficiente, tanto para marcas mais pequenas como para marcas grandes, que necessitam de atingir mais pessoas para divulgar os seus produtos e/ou serviços. Apesar de as campanhas estarem presentes na rua e terem uma ampla exposição, estas podem ser desenvolvidas para chamar a atenção de um grupo específico de pessoas.

QUAIS OS PRINCIPAIS FORMATOS DE PUBLICIDADE OOH?

Os Outdoors são, sem dúvida, um dos formatos mais conhecidos, mas existem outros formatos. Vamos apresentá-los já a seguir!

Outdoors, MUPIS, Maxi MUPIS, Empenas, Táxis, Autocarros Urbanos e Interurbanos, Ecrãs LED, MUPIS digitais, Monopostes , Landing Pages

MCDonalds - Empena

Imagem – Empena no Terminal Urbano de Faro

QUAIS AS MÉTRICAS UTILIZADAS E COMO MEDI-LAS?

Um dos principais objetivos deste tipo de publicidade é alcançar público durante os seus trajetos diários pelas cidades, espaços públicos, shoppings, etc. Podemos, assim, de uma forma resumida, dizer que a publicidade OOH é um conjunto de mensagens capazes de conquistar o consumidor fora da sua casa.

Alcance
Atualmente, os municípios em geral já conseguem fornecer dados estatísticos sobre o fluxo de veículos e pessoas em determinadas ruas e regiões, o que permite utilizarmos essas informações para fazermos uma estimativa do alcance das campanhas.
No caso específico de Faro, mais concretamente na publicidade colocada nos autocarros urbanos, a empresa gestora da frota, tem acesso ao número de pessoas que utilizam os transportes diariamente, assim como ao número de horas de circulação de cada uma das viaturas, em cada um dos percursos que realiza, dados esses que também são utilizados para estimarmos o alcance das campanhas realizadas nesses suportes.

Tempo de permanência
Quanto maior o tempo de permanência da campanha nos meios, maior o alcance. Por esse motivo, nunca sugerimos campanhas com tempos inferiores a 3 meses, não só porque a probabilidade de eficácia da campanha aumenta, mas também pela compensação do custo/benefício. Ou seja, quanto mais tempo de permanência e volume de meios, melhores preços, melhor o custo/benefício.

Cobertura geográfica
A partir de alguns dados estatísticos, as marcas também conseguem perceber quais os melhores locais para aquisição de meios OOH. Geralmente, a maior procura concentra-se nos grandes centros urbanos, mas, por vezes, é necessário expandir as campanhas para uma cobertura regional ou nacional.

MARKETING LOCAL COM MEIOS OOH É INTERESSANTE PARA OS NOSSOS CLIENTES?

Sim! Apesar de o conceito de publicidade OOH estar relacionado a campanhas para grandes massas, com a estratégia adequada, é uma excelente opção para complementar campanhas nos meios digitais como redes sociais, display marketing, entre outros. Com uma boa comunicação, uniformizada, apelativa e de forte impacto, os resultados serão certamente positivos e irão certamente potenciar a comercialização dos produtos e/ou serviços dos clientes que procuram este tipo de soluções integradas, junto da nossa agência.

Logicamente com a evolução dos tempos, atualmente o maior destaque vai para o DOOH – ou Digital Out of Home – uma variação do OOH, onde são utilizados meios digitais como monitores digitais para exibição de anúncios. Segundo a Global Digital Out of Home Market, até ao ano de 2022, esse tipo de publicidade deve ultrapassar os 26,2 biliões de dólares de investimento.

Com isto, não fiques a pensar que este tipo de espaço publicitário só pertence às grandes marcas e que marcas locais e/ou mais pequenas não conseguem alcançar este tipo de meios. Isto não é verdade! Existem inúmeras soluções para todo o tipo de negócio.

We use cookies to personalise content and ads, to provide social media features and to analyse our traffic. We also share information about your use of our site with our social media, advertising and analytics partners.
Cookies settings
Accept
Privacy & Cookie policy
Privacy & Cookies policy
Cookie name Active

Política de Privacidade e Cookies

Leia, por favor, esta Política de Privacidade com atenção, pois no acesso a este website, a disponibilização dos seus dados pessoais implica o conhecimento e aceitação das condições aqui constantes. Quem é o responsável pela recolha e tratamento dos dados? A LCPA, Lda. é a entidade responsável pela recolha e tratamento dos dados pessoais, podendo, no âmbito da sua atividade, recorrer a entidades por si subcontratadas para a prossecução das finalidades aqui indicadas. O que são dados pessoais? Dados pessoais são qualquer informação, de qualquer natureza e independentemente do respetivo suporte, incluindo som e imagem, relativa a uma pessoa singular identificada ou identificável. É considerada identificável a pessoa que possa ser identificada direta ou indiretamente, designadamente por referência a um número de identificação a um ou mais elementos específicos da sua identidade física, fisiológica, psíquica, económica, cultural ou social. Que dados pessoais são recolhidos e tratados? A LCPA, Lda. procede à recolha e ao tratamento, entre outros, dos seguintes dados pessoais: nome, número de telefone e endereço de correio eletrónico. A LCPA, Lda. assume que os dados foram fornecidos pelo titular dos mesmos ou que este deu autorização para o efeito e presume que os mesmos são verdadeiros e se encontram atualizados. De que forma são recolhidos os seus dados? Os dados pessoais podem ser recolhidos através dos seguintes meios: a) Correio eletrónico; b) Website; c) Chamadas telefónicas; d) Presencialmente; e) Através de aplicações (“apps”) instaladas em dispositivos móveis. Os dados recolhidos são processados e armazenados informaticamente e no estrito cumprimento da legislação de proteção de dados pessoais sendo armazenados em base de dados específicas, criadas para o efeito,  a LCPA, Lda. ou pelas entidades por esta subcontratadas. Alguns dados pessoais recolhidos no website são de preenchimento obrigatório e, em caso de falta ou insuficiência desses dados, a LCPA, Lda. A LCPA, Lda. poderá não conseguir prestar-lhe os serviços ou as informações por si solicitadas. Em cada caso concreto, a LCPA, Lda. informá-lo-á da natureza obrigatória do fornecimento dos dados pessoais em causa. Qual a finalidade dos dados recolhidos? Os seus dados destinam-se a integrar um ficheiro de dados pessoais que a LCPA, Lda. poderá utilizar para a prossecução das seguintes finalidades: a) Recrutamento; b) Agenda de contactos; c) Atualização de perfil; d) Envio de newsletters; e) Opinião do Utente; f) Sugestões e Reclamações; g) Pedido de Orçamento; h) Publicidade nos nossos suportes; i) Compra de bilhetes/títulos de transporte; j) Adesão a cartões de transporte; k) Faturas Net; l) Profiling; m) Perdidos e Achados; n) Cumprimento de outras obrigações legais ou regulamentares; o) Realização de estudos de mercado, inquéritos de avaliação e análises estatísticas. Para a prossecução das finalidades acima identificadas a LCPA, Lda. poderá proceder à interconexão dos dados recolhidos, com o propósito de atualizar e completar tais dados. Qual é o fundamento para o tratamento dos seus dados? Os tratamentos associados às finalidades das alíneas a), d), e l) têm por fundamento o seu consentimento, bem como uso dos dados para marketing direto que podem estar associados às finalidades i) e j). Os tratamentos associados às finalidades das alíneas b), c), e), g), h), i), j), k) e m) têm por fundamento a relação contratual que se estabelece entre si e a empresa. Os tratamentos associados às finalidades f) (Sugestões e Reclamações) e n) (Cumprimento de outras obrigações legais ou regulamentares) têm por fundamento o cumprimento de obrigações legais. Com quem são partilhados os seus dados? Os dados recolhidos e detidos pelaLCPA, Lda. poderão ser transmitidos, com respeito pelo dever da confidencialidade e pelo princípio da finalidade que presidiu à sua recolha, para as seguintes entidades: a) Autoridades judiciais ou administrativas, nos casos em que tal cedência seja obrigatória; b) Empresas de recrutamento e seleção; c) Subcontratantes que procederão ao tratamento dos dados por conta da a LCPA, Lda. e de acordo com as finalidades por esta determinadas. “Cookies” “Cookies” são pequenos pedaços de informações que podem ajudar a identificar o seu browser e que podem armazenar informações, por exemplo, configurações e preferências do Utilizador. A LCPA, Lda. poderá armazenar cookies no seu dispositivo para personalizar e facilitar ao máximo a navegação, não fornecendo esses mesmos cookies referências ou dados pessoais do Utilizador. Para mais informação deverá ler a nossa Política de Cookies. Quais são os seus direitos? Nos termos da Lei de Proteção de Dados Pessoais, garantimos-lhe o direito de acesso, atualização, retificação, eliminação, portabilidade e apagamento dos seus dados pessoais. Conferimos-lhe também o direito de oposição à utilização dos dados facultados para fins de marketing, para o envio de comunicações informativas ou para inclusão em listas ou serviços informativos. Caso não o tenha efetuado aquando da recolha dos dados, poderá enviar um pedido posteriormente. O exercício destes direitos deverá ser realizado através do seguinte endereço de correio eletrónico geral@lcpamedia.pt. Por quanto tempo são armazenados os seus dados? O período de tempo durante o qual os dados são armazenados e conservados varia de acordo com a finalidade para a qual a informação é tratada. Sempre que não exista uma exigência legal específica, os dados serão armazenados e conservados apenas pelo período mínimo necessário para as finalidades que motivaram a sua recolha ou o seu posterior tratamento, findo o qual os mesmos serão eliminados. Os seus dados são tratados de forma segura? A LCPA, Lda. assume o compromisso de garantir a proteção da segurança dos seus dados. Para o efeito, adotou diversas medidas de segurança, de caráter técnico e organizativo, de forma a proteger os dados pessoais que nos disponibiliza contra a sua difusão, perda, uso indevido, alteração, tratamento ou acesso não autorizado, bem como contra qualquer outra forma de tratamento ilícito. A LCPA, Lda. exige dos seus subcontratantes e dos seus parceiros a adoção de medidas de segurança equivalentes àquelas que pratica. Não obstante as medidas de segurança praticadas pela LCPA, Lda. o utilizador deve adotar medidas adicionais de segurança designadamente, assegurar que utiliza equipamentos e um Browser atualizados em termos de segurança adequadamente configurados, com firewall ativa, antivírus e anti-spyware e, certificar-se da autenticidade dos websites que visita na Internet, devendo evitar websites em cuja reputação não confie. Comunicações A LCPA Lda. reconhece que poderá comunicar dados dos Utilizadores no âmbito de processos de fusão, aquisição e/ou incorporação em que se encontre, não se considerando essa comunicação como uma transferência de dados para terceiros, nem existindo qualquer tratamento subcontratado. A LCPA, Lda. poderá ainda transmitir dados a terceiros no âmbito de investigações, inquéritos e processos judiciais e/ou administrativos ou de natureza semelhante, desde que, para tal, seja devidamente ordenada por ordem judicial nesse sentido. Transferência dos Dados Caso possam ocorrer transferências de dados para países terceiros que não pertençam à União Europeia ou ao Espaço Económico Europeu, a LCPA, Lda. cumprirá com a lei, nomeadamente no que respeita à adequabilidade do país de destino, no que respeita a proteção de dados pessoais e aos requisitos que são aplicáveis a estas transferências, não sendo transferidos dados pessoais para jurisdições que não ofereçam garantias de segurança e proteção. Alterações à Política de Privacidade A LCPA, Lda. reserva-se o direito de, a qualquer altura, proceder a reajustamentos ou alterações à presente Política de Privacidade, sendo essas alterações devidamente publicitadas neste website.

Politica de Cookies

A leitura desta política é importante, pois ao continuar a navegar no nosso website concorda com o uso de cookies no seu browser e dispositivos utilizados, exceto se os tiver desativado. O que são cookies? Cookies são pequenas etiquetas de software que são armazenadas no seu computador ou outros dispositivos que utilize para aceder à Internet, através do navegador (browser). Saiba mais sobre cookies em: allaboutcookies.org. Qual a finalidade dos Cookies? A utilização de cookies tem o objetivo de melhorar a experiência de navegação do utilizador, aumentando a rapidez e eficiência de resposta dos websites. Elimina a necessidade de introduzir repetidamente as mesmas informações e ajuda a determinar a utilidade, interesse e o número de utilizações. Cada cookie tem uma função e uma data de validade. A LCPA, Lda. não utilizará, sem consentimento prévio, dados armazenados em cookies nos casos em que tal seja exigido. Que cookies são usados no website? Este website pode utilizar “cookies” proprietários e de terceiros. Os cookies de terceiros diferem dos primeiros, na medida em que são enviados para o dispositivo do utilizador, a partir de um equipamento ou domínio, que não se encontra sob o controlo ou gestão direta da LCPA, Lda. Os cookies podem ser classificados da seguinte forma: Cookies essenciais — São fundamentais para aceder a áreas específicas do website. Permitem a navegação no website e a utilização das suas aplicações, tal como o acesso a áreas seguras através de login. Estes cookies não recolhem informação sobre o utilizador que possa ser utilizada para fins de marketing ou de identificar as visitas do utilizador a websites. Sem eles, certos serviços não podem ser prestados. Cookies analíticos — Permitem analisar a forma como os utilizadores usam o website, permitindo destacar artigos ou serviços que podem ser do seu interesse, monitorizar o desempenho do mesmo, conhecendo quais as páginas mais populares. Estes cookies são utilizados apenas para efeitos de criação e análise estatística. Cookies funcionais — Permitem relembrar as preferências do utilizador relativamente à navegação no website. Assim, o utilizador não necessita de o reconfigurar e personalizar cada vez que o visita. Cookies de publicidade — Permite direcionar a publicidade em função dos interesses e hábitos de utilização de cada utilizador dentro e fora do nosso website. Estes cookies são utilizados para suportar a realização de ações de marketing e comunicação mais direcionada, ajudando também a medir a eficácia da publicidade. Relativamente à sua validade, os cookies utilizados podem ainda ser: Cookies permanentes — Ficam armazenados ao nível do browser e nos seus dispositivos de acesso (exemplo: computador, mobile e tablet) e são utilizados sempre que o utilizador visita novamente o website. Em geral, são utilizados para direcionar a navegação de acordo com os interesses do utilizador, permitindo à LCPA, Lda. prestar um serviço mais personalizado. Cookies de sessão — São gerados e estão disponíveis até encerrar a sessão. Da próxima vez, que o utilizador aceder ao seu navegador de internet (browser) os cookies já não estarão armazenados. A informação obtida permite gerir as sessões, identificar problemas e fornecer uma melhor experiência de navegação. Como desativar o uso de cookies? Pode bloquear ou restringir o uso de cookies através das configurações dos browsers que usa, e em cada dispositivo que utiliza para aceder a Internet. Ao limitar a utilização de cookies pode dificultar a experiência de navegação e, no limite, impedir o login no website, ou o funcionamento de serviços prestados online. GOOGLE CHROME – https://support.google.com/chrome/answer/95647?co=GENIE.Platform%3DDesktop&hl=pt MICROSOFT INTERNET EXPLORER – https://support.microsoft.com/pt-pt/help/17442/windows-internet-explorer-delete-manage-cookies MICROSOFT EDGE – https://privacy.microsoft.com/pt-pt/windows-10-microsoft-edge-and-privacy MOZILLA FIREFOX – https://support.mozilla.org/pt-PT/kb/ativar-e-desativar-cookies-que-os-websites-utiliza?redirectlocale=en-USredirectslug=Enabling+and+disabling+cookies SAFARI – https://support.apple.com/kb/ph21411?locale=pt_PT Alterações à Política de Cookies A LCPA, Lda. reserva-se o direito de, a qualquer altura, proceder a reajustamentos ou alterações à presente Política de Cookies. Se continuar a usar o nosso site está a concordar com as referidas alterações.
Save settings
Cookies settings

DESAFIA-NOS